No dia 21 de setembro de 2023, a nossa equipa deslocou-se à empresa Migliani Mobilidade, no distrito de Braga, onde fomos bem recebidos pelos seus representantes e conseguimos reter diversas informações importantes para o nosso projeto.
A nossa visita à empresa ajudou-nos, acima de tudo, a compreender melhor como funcionam as baterias das scooters elétricas e o que precisamos de olhar para concretizar o nosso produto final.
Em primeiro lugar, explicaram-nos que, em geral, as baterias têm uma estrutura simples e são constituídas por células, agrupadas em séries/grupos, sendo as células as principais responsáveis pelo bom funcionamento das baterias e consequentemente, para o desempenho da própria scooter.
Outra informação importante que aprendemos nesta visita é que as baterias devem ser agrupadas de acordo com sua capacidade/corrente elétrica e estado, ou seja, baterias que possuem valores de corrente elétrica diferentes (expressos em amperes) não podem ser agrupadas em a organização das baterias. Caso isso acontecesse, o funcionamento da bateria e da scooter ficaria comprometido, colocando em risco a vida do usuário do transporte. Para saber a corrente elétrica de cada bateria, precisamos de um dispositivo específico chamado estabilizador de bateria.
A seguir, aprendemos que para uma bateria funcionar ela precisa ter um BMS (Battery Management System), sistema eletrônico responsável por gerenciar a carga e descarga da bateria. Basicamente, o BMS visa proteger as células da bateria contra danos e abusos, prolongar ao máximo a vida útil da bateria e garantir que ela esteja sempre pronta para uso.
Em relação ao nosso protótipo final, com esta visita à Migliani Mobilidade, percebemos que temos que estar atentos a vários aspectos para que ele seja viável e seguro. Para isso, precisamos conhecer o consumo dos eletrodomésticos para que o BMS da bateria possa gerenciá-lo e transportar a corrente elétrica necessária para as baterias.
Finalmente, podemos entender por que as scooters param de funcionar. As principais razões para isto são a humidade e a oxidação a que as scooters estão expostas, as baterias já não funcionam correctamente devido ao mau estado das baterias e também quando as scooters ficam muito tempo sem serem utilizadas.
Comentários