O layout é uma técnica utilizada para definir a distribuição e disposição do espaço físico do chão de fábrica. Assim, a equipa elaborou um layout que utilizasse o espaço e a mão-de-obra de forma eficiente, eliminasse os gargalos de produção, minimizasse o investimento e os custos de movimentação de materiais, bem como promovesse a qualidade do produto final.
Inicialmente, a equipa tinha optado pela implantação em células, mas tendo em conta o produto pretendido e outros fatores analisados, a BatteryReVive irá implementar uma linha de produção no modelo flow shop. Um dos principais fatores que levou a essa mudança foi a baixa diversidade do produto, visto que este apenas difere na quantidade de baterias utilizadas na sua produção. Assim sendo, esta questão pode ser, facilmente, resolvida através da adição ou supressão de baterias na secção de montagem. Para além disso, o uso de equipamentos específicos, a elevada utilização de máquinas e a grande produtividade ao longo do fluxo da linha constante que o layout da empresa apresenta eram outros aspetos típicos de uma linha de montagem, o que justifica a mudança adequada de uma implantação em células para uma implantação em linha modelo flow shop.
A empresa decidiu distribuir as diversas secções com o intuito de facilitar o fluxo dos materiais e dos operadores. Assim, através do método CORELAP é vantajoso que a secção de Receção e Exportação (S1) fique próxima da secção de armazenamento de materiais e produtos acabados (S3). A secção respetiva à desmontagem (S2) terá de estar ao lado do armazém (S3), uma vez que após o corte de materiais, estes serão deslocados para essa mesma secção, com o intuito de serem armazenados. Perto de ambas as seções referidas (S2 e S3) estará a secção da Montagem e a da Limpeza e Pintura (S4), sendo que esta secção vai estar próxima da secção da Inspeção e Manutenção (S5), visto que os produtos vão ser testados e reparados, caso haja algum problema. Esta secção (S5) vai ter de estar posicionada ao lado do Armazém de materiais e produtos acabados (S3), sendo que os produtos finais serão armazenados nessa secção para depois serem exportados da empresa para fora. A empresa, além destas secções, também possui uma área reservada a escritórios e zona de refeições e lazer dos funcionários (S6), casas de banho perto destes escritórios (S7) e casas de banho perto da Produção (S8) e uma secção reservada para o Pátio (S9).
Seguindo o algoritmo, a relação de proximidade entre as secções é:
S3 – S2 – S4 – S5 – S1 – S8 – S7 – S6
Comments