No que diz respeito à organização dos processos produtivos, a BatteryReVive contém um sistema com diferentes configurações, sendo uma parte destinada à análise e estruturação de baterias e outra à preparação dos componentes a utilizar no revestimento do produto final.
Neste sistema existirão diferentes trabalhos, cada um compreendendo um conjunto de operações, que serão realizadas por trabalhadores ou máquinas.
A. Triagem – a grua hidráulica irá fazer a separação das trotinetes por marca.
B. Desmontagem manual – quando as trotinetes chegam à empresa são desmontadas com o auxílio de diferentes tipos de ferramentas.
C. Separação das peças das trotinetes - as peças são encaixilhadas segundo a sua função e as suas características. A caixa 1 corresponderá ao travão disco, motor, travões e acelerador; a caixa 2 à luz de travagem e ao farol; a caixa 3 à estrutura metálica; a caixa 4 ao painel de controlo e a caixa 5 terá a campainha. Numa sexta caixa, de cor diferente, serão depositadas as baterias, componente principal do nosso produto.
D. Prensagem do alumínio – o alumínio vai ser comprimido através da prensa hidráulica para depois ser transportado para a empresa metalúrgica.
E. Testagem do estado das baterias - as baterias vão ser analisadas no sistema de teste de bateria para P&D e fabricação com o objetivo de verificar se estão aptas a ser utilizadas. A cada módulo de baterias será retirado as pilhas com baixa capacidade, e serão repostas pilhas novas com a mesma voltagem/tensão e corrente elétrica daquele módulo. Para fazer essa medição será utilizado um estabilizador de pilhas.
F. União das baterias – são feitas as interligações físicas e elétricas dos módulos da mesma marca utilizando a máquina solda a ponto.
G.Testagem das baterias interligadas - nova verificação da qualidade das baterias depois de estruturadas, utilizando novamente o sistema de teste de bateria para P&D e fabricação.
H. Instalação do display - será incorporada uma aplicação no display das trotinetes. Este irá ser utilizado no produto para o consumidor conseguir ter a perceção da energia ainda disponível, assim como dados estatísticos sobre o armazenador. O display da trotinete vem com o software da marca própria para a utilização do consumidor. Nesta operação será removida a aplicação da trotinete do display e será adicionada a aplicação que a BatteryReVive desenvolveu, através dos devidos processos informáticos.
I. Higienização do produto – o invólucro vai ser higienizado para, posteriormente, poder ser pintado.
J. Pintura – aplicação das tintas no invólucro com o auxílio de um pulverizador de pintura.
K. Secagem da Tinta – a tinta vai ser seca com a ajuda do secador por sopro de ar.
L. Envernizamento – o produto é totalmente revestido de verniz.
M. Secagem do Verniz – será, novamente, utilizador um secador por sopro de ar para secar o verniz que reveste o invólucro.
N. União do invólucro, display e baterias – será feita a junção dos diversos componentes do armazenador de energia elétrica, bem como as ligações necessárias para que o display funcione corretamente.
O. Avaliação geral – consiste na deteção de possíveis falhas no produto final.
P. Embalagem – o EES será embalado de forma a não haver problemas na entrega ao consumidor.
Comments